quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Razão de ser desta página

.
A Santa Cruz de Balasar é um fenómeno invulgar.
À partida, é-se levado a pensar em mais uma aparição fantasiada pela mente popular, mas depois vê-se que não: os documentos provam o contrário, e são fiáveis.

Verificada a autenticidade da aparição, surpreende a data em que ocorreu: 15 dias antes do desembarque do Mindelo, que definitivamente ia trazer a Liberalismo ao país, com todo o seu cortejo de violências, de desorientação, de reformas, de afrontamentos à Igreja e finalmente com a instalação em Portugal do primeiro regime democrático em sentido moderno.
A seguir, ao conhecer a história da devoção que a aparição gerou, verifica-se que ela foi explosiva, com um ou outro acontecimento lamentável de permeio, como o de 1903, em que foi morto um ex-regedor e que levou ao fim dos arraiais. Pelos anos 20 do mesmo século, tentou-se retomar a dimensão festiva antiga, mas sem sucesso. Nos anos 30 foi publicado o primeiro estudo rigoroso do fenómeno.
Adiante, acontece algo de espantoso, quando Jesus anuncia que a aparição fora como uma antecipação da Alexandrina e do seu sofrimento.
Dar a conhecer um pouco de tudo isto foram boas razões para criarmos esta página.

Página relacionada
Pode encontrar aqui um trabalho desenvolvido e actualizado sobre o tema da Santa Cruz.

Sem comentários:

Enviar um comentário